segunda-feira, 15 de maio de 2017

103 - A AVAREZA



Reter tudo nas mãos, controlar tudo e todos, contabilizar cada centavo que se deu (em dinheiro ou emoção). Deixar de viver o hoje por medo do amanhã. Apego, insegurança, sofrimento. É isso que o avarento recebe por seus atos de mesquinharia afetiva. Pelo abraço que negou ao amigo que precisava tanto, pela palavra que deixou de falar num momento importante. Por medo de não ter o avarento não dá nada, interrompendo o fluxo de energia do universo.

Esta palavra vem do latim “avere”. Segundo o dicionário Aurélio, avareza significa excessivo e sórdido apego ao dinheiro; falta de generosidade e mesquinhez.


Entende-se por sórdido quem denota o emprego de meios degradantes e baixos para alcançar um fim. Convivemos diariamente com pessoas que cometem esse pecado capital. A avareza pode gerar outras atitudes negativas: a desumanidade do excesso ao apego, a inquietude que impõe preocupações e cuidados excessivos, proveniente da necessidade de juntar bens para si. Está ainda relacionada com os enganos, a falsidade e a mentira, na tentativa de ludibriar para lucrar. Segundo o conceito cristão, o homem se preocupa em acumular bens que não conseguirá levar para o mundo espiritual. O lema de quem comete a avareza é: Quanto mais tenho, mais quero”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário